português brasileiro

Portal do Binho

Xadrez combinado com outros esportes

Esta página é um esboço de uma ideia que estou desenvolvendo. Imagine combinar o xadrez com esportes de ação. Não é novidade alguma, pois já existe o boxe-xadrez. Há vários sites que falam sobre esse esporte bem interessante. Em especial, esta página é sucinta e explica bem como funciona:

Superinteressante: como se joga boxe xadrez

Regras similares podem ser usadas para combinar o xadrez com outros esportes de contato (por exemplo, esgrima) ou de disputa rápida frente a frente (como tênis de mesa). Claro, regras similares poderiam ser usadas em outros esportes, como disputas de velocidade (corrida, ciclismo ou natação) e até outros mentais (como jogar uma partida de xadrez siumltaneamente a uma partida de damas).

A ideia que tive é combinar esportes que não exigem que os adversários estjam cara a cara o tempo todo, como nas lutas ou disputas rapidas. Por exemplo, no caso de outros esportes mentais, um dos adversários poderia estar em frente ao tabuleiro de damas, enquanto estivesse pensando na sua próxima jogada no xadrez. Em esportes que a marcação de tempo é essencial, como corridas em geral, um cenário interessante seria possível: enquantoum estivesse pensandona jogada do xadrez, o outro estaria atuando contra o tempo e assim determinando o tempo máximo da jogada de seu adversário.

Xadrez com ciclismo

Para combinar dois esportes que gosto, elaborei estas regras e premissas:

  1. A disputa consiste basicamente de uma prova de ciclismo em circuito que permita a evolução em voltas, e uma ou mais partidas de xadrez.
  2. O circuito pode ser de terra para MTB ou de pista lisa para SPD e é desejável que tenha trechos para esforço e técnica, como subidas, curvas, trilhas etc.
  3. Os jogadores (A e B) iniciam como ciclistas em uma corrida de uma volta na qual o vencedor jogará a partida de xadrez com as brancas.
  4. Caso haja mais de uma partida de xadrez, pode-se ir alternando quem jogará com as brancas ou determinar conforme o desempenho na corrida.
  5. Enquanto um jogador (por exemplo, A) estiver pensando no seu movimento da partida de xadrez, o outro (B) dará uma volta no circuito.
  6. Quando B completar sua volta, o tempo de A para o movimento estará terminado e ele deve fazer a jogada imediatamente, de forma que os jogadores invertam os papéis.
  7. Caso A faça seu movimento antes que B termine sua volta, poderá iniciar sua volta imediatamente, o que significa encurtar o tempo de B no xadrez.
  8. Como alternativa ao disposto no Nº 6, quando B terminar sua volta, pode decidir por prosseguir por mais uma volta (haverá uma sinalização para isso), dando mais tempo a A no xadrez, porém aumentando a sua distância percorrida, o que também o deixará mais suscetível ao disposto no Nº 7.
  9. Caso ocorra o disposto no Nº 7 e A consiga passar por B e completar a volta antes, prosseguirá para mais uma volta, acumulando pontuação pela distância percorrida.
  10. Durante a abertura e a finalização da partida de xadrez, quando os movimentos são mais rápidos, os jogadores podem optar por se manterem no tabuleiro ou podem correr uma volta no circuito.
  11. A pontuação será contabilizada com base na distância percorrida ou número de voltas, velocidade ou ritmo e na partida de xadrez (ainda vou elaborar como será essa contabilização).

Copyright © Binho RbSoft, 2014 - 2018